ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

27/02/2018

Reunião da Direção da Executiva da CTB-AL discute avanços para a classe trabalhadora

Por Mariana Moura

 

Na última quarta-feira, 21, a Direção Executiva da CTB-AL realizou sua primeira reunião do ano e debateu os principais temas que envolvem os direitos dos trabalhadores na atual adversidade da conjuntura política nacional.

De acordo com Sinval Costa, presidente da CTB-AL, a realidade vivida pelo movimento sindical no Brasil não é isolada, uma vez que “a atual conjuntura é fruto do projeto neoliberal e retirada de conquistas históricas para os trabalhadores e trabalhadoras, ferindo direitos e a Soberania das Nações”.

Em tempos de criminalização do movimento social, a força e a importância dos sindicatos tem sido relativizada e posta em questão. Desse modo, com a aprovação do fim do imposto sindical, o movimento sindical tem vivido uma difícil fase na sua história.

Entretanto, em Alagoas, a CTB juntamente com o Ministério Público do Trabalho – MPT, através de seu Procurador Dr. Cássio de Araújo Silva, têm avançado no diálogo e notificando as entidades sindicais e as empresas para participar de uma nova audiência no dia 02 de março. Na ocasião, o tema da terceirização estará na pauta.

Tendo em vista a importância da conscientização e sob a experiência exitosa do primeiro seminário de formação sindical, realizado em 2017, pelo MPT e movimento sindical, foi proposta a realização do curso de formação sindical para dirigentes que acontecerá em abril

Diante da diminuição do repasse, a CTB-AL encontrou muita dificuldade de manter a instalação da sede. Aprovou-se então, a nova instalação da central na sede do Sintep-AL, no bairro do Prado, Maceió-AL.

A reunião aprovou também a convocação da Direção Plena da CTB-AL para o dia 07 de abril, às 9h30 no auditório do SINTEP.

Por fim, afirma Sinval Costa que o “principal objetivo é participar e acompanhar todas agendas de lutas nacionais e específicas dos sindicatos filiados a CTB-AL” e que “o maior desafio e responsabilidade para todos nós, atuais dirigentes eleitos em nosso 4º Congresso Estadual é consolidar e fazer crescer a CTB-AL”.