ÁREA DO FILIADO

Sintep presente no 1º de maio unificado

Texto: Mariana Moura

Fotos:André Cabral

Internacionalmente celebrado, o 1 de maio levou às ruas milhares de trabalhadores brasileiros na defesa de seus direitos históricos conquistados ao suor de muita luta.

Em Maceió, mais de 3 mil pessoas participaram do ato unificado das centrais sindicais que se iniciou na praia de Jatiúca e percorreu a orla. Até a chuva deu trégua e colaborou para a participação popular.

As entidades presentes protestaram contra a reforma trabalhista do governo Temer e a privatização da Eletrobras e demais empresas estatais. Os presentes também se manifestaram contra a prisão do ex-presidente Lula, exigindo sua imediata liberdade.

Sinval Costa, presidente da CTB-AL ressaltou a importância de fortalecer os sindicatos na adversidade da atual conjuntura: “Estamos vivendo um verdadeiro desmonte das nossas estatais e um desmantelamento dos direitos trabalhistas. É um verdadeiro retrocesso”. Neste sentido, Costa afirma que as ruas devem permanecer ocupadas pela massa trabalhadora: “Não podemos desistir, é preciso ter muita resistência e mostrar a esse governo que a população não aceita esse retrocesso” finaliza.

Para Dilson Tenório, o momento pede unidade: "é preciso fortalecer nosso sindicato para avançar na luta pela retomada dos direitos e pela valorização dos trabalhadores como um todo".