ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

25/05/2018

Sintep participa da Primeira Conape

Por Mariana Moura

Começou na ultima quinta-feira (24), em Belo Horizonte, a primeira Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), para discustir a nova realidade da educação brasileira. Outro objetivo da conferência é também denunciar e enfrentar o golpe que afeta as políticas educacionais e a democracia brasileira.

Presente na primeira edição da Conape, a delegação do Sintep se destaca pela participação nos espaços e nas atividades da conferência. representantes do ensino superior, os delegados presentes Rejane Santos de Menezes, Edson Roberto da Silva, Veronica Maria Lima e Dilson Tenório estão entusiasmados com a construção desse novo espaço para debater os rumos da educação brasileira. Além deles, Robson Câmara, também mebro do Sintep está como delegado pela Contee.

A abertura da Conferência foi marcada pela Marcha "Educação se constrói com democracia". Em seguinda, foi apresentada a campanha nacional “Apagar o professor é apagar o futuro”, contra a desprofissionalização do magistério, acirrada pelas reformas do governo. A seguinte atividade foi um debate sobre o avanço da financeirização da educação e a privatização do sistema público de educação, promovido pela Contee em parceria com a UNE e a Ubes.

Na manhã desta sexta-feira (25) diversos pontos da cidade e a Expominas abraçarão atividades de entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação. A partir das 14h, os(as) delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do FNPE, concentrados(as) na Expominas. O dia se encerra com Atividade Cultural, a partir das 20h.