ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

06/05/2019

Curso prepara sindicalistas para formação dos trabalhadores em Alagoas

Nos últimos dias 3 e 4 foi realizado o I Curso de Formação Sindical Classista. O evento contou com a participação de dirigentes sindicais de diversos sindicatos do campo e da cidade.

As aulas foram realizadas no auditório Elias Passos Tenório, do Campus IV do Centro Universitário Cesmac, e foram ministradas pelos professores Augusto Petta e Liliana Lima, integrantes do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES.

O curso teve por objetivo preparar dirigentes sindicais para ministrarem aulas referentes à formação sindical. Foram abordados temas de caráter pedagógico, pressupostos metodológicos e didáticos que viabilizam a prática docente.

O evento foi organizado pelo Núcleo Alagoano de Formação Sindical Classista / CES, que reúne dirigentes de diversos sindicatos e entidades e que busca desenvolver em Alagoas o trabalho de formação classista do CES.

Robson Câmara, membro da direção do Sintep, da executiva da Contee e presidente da Fitraene, explica que o Núcleo Alagoano de Formação Sindical deseja “contribuir com o desenvolvimento da compreensão histórica, do pensamento crítico e da consciência classista para os dirigentes, militantes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais de Alagoas”. Ele afirma ainda que “sem um processo contínuo de formação, o movimento sindical dificilmente conseguirá enfrentar os desafios colocados pela conjuntura atual”.

Dilson Tenório, presidente do Sintep-AL, acredita que "este curso acontece num momento oportuno onde o sindicalismo do nosso país passa por um dos seus piores momentos da história e Investir em formação é o melhor caminho para que possamos ampliar nossos conhecimentos, traçar metas, alcançar melhorias, assim fortalecemos o movimento sindical politizando e conquistando avanços para a classe trabalhadora". De acordo com o sindicalista, "a formação é uma das ferramentas de grande importância na busca de caminhos para o fortalecimento da classe trabalhadora". 

Filiado ao Sintep, Washington Guedes, que participou de toda programação do curso, acredita que o curso “abre a visão e nos traz o conhecimento de como apresentar a luta sindical, capacitando os dirigentes para liderarem e formarem novos líderes dentro da própria base, nas suas diversas categorias”.

Para Sinval Costa, presidente da CTB-AL, o CES cumpre um importante papel na qualidade da transformação social, pois “quando você se forma, transforma”. Entre outros aspectos didáticos, o dirigente destacou: “analisamos os principais pontos da história do movimento sindical no Brasil, tendo em vista a conjuntura atual do governo Bolsonaro”. E ainda garantiu: “Nosso desafio é ampliar o Núcleo Alagoano de Formadores com pessoas dedicadas a abraçar esse projeto”.

Desse curso participaram 26 lideranças sindicais, Fetar-AL, Sintufal (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas), Sintep (Sindicatos dos Trabalhadores da Educação Privada), Sindapen (Sindicato dos Agentes Penitenciários), Bancários, Sindojus (Sindicato dos Oficiais de Justiça), CTB-AL, assessorias jurídicas e STR (Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais) de cidades como Satuba, Barra de Santo Antonio, Campo Alegre, Rio Largo, Matriz de Camaragibe, Atalaia, União dos Palmares, Murici e Messias.

Segundo os organizadores, o próximo passo será a consolidação do Núcleo e a preparação de novos cursos para os trabalhadores em todo o estado.