ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

03/06/2019

MPT e Centrais Sindicais realizaram seminário sobre o movimento sindical e a defesa da previdência

 

Por Mariana Moura 

O Ministério Público do Trabalho tem trabalhado em parceria com os sindicatos, se posicionado em favor dos trabalhadores e contra a Reforma da Previdência.

Além da campanha nacional Maio Lilás, pela valorização dos sindicatos, o MPT, juntamente com as Centrais Sindicais, realizou em Maceió, na última sexta-feira 31 de maio, no auditório do Sindicato dos Bancários, o seminário “O movimento sindical e a defesa da Reforma da Previdência”, com boa participação do público.

O seminário se dedicou a debater a relação do sindicalismo com o tema da reforma previdenciária e durante todo o dia, os participantes estiveram mergulhados em plenárias que debateram os efeitos da Reforma da Previdência, os impactos econômicos e o desmonte da seguridade social.

Para Sinval Costa, presidente da CTB Alagoas, “vivemos um momento muito difícil, de enfrentamento a um governo cujo caráter é retirar direitos históricos do povo brasileiro". O sindicalista, que abriu a mesa de debates afirmou ainda que "este governo está rasgando a CLT que acaba de completar 70  anos". Sobre os cainhos e os desafios da classe trabahaodra no Brasil, Sinval Costa afirmou: "Buscamos resistir, enfrentar esse governo e construir um projeto nacional de desenvolvimento com a valorização dos trabalhadores brasileiros”.

Robson Câmara, membro da direção do Sintep, da executiva da Contee e presidente da Fitraene, “sem um processo contínuo de formação, o movimento sindical dificilmente conseguirá enfrentar os desafios colocados pela conjuntura atual” e por essa razão "é muito importante ue sejamos capazes de construir seminários como este".

O evento foi organizado pelo Núcleo Alagoano de Formação Sindical Classista / CES, que reúne dirigentes de diversos sindicatos e entidades.