ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

05/07/2019

Após fim de greve dos Jornalistas, afiliada da Globo em Alagoas demite em massa e dispensa 15

Via Observatório da Televisão

Afiliada da Globo no estado de Alagoas, a TV Gazeta começou a demitir em massa jornalistas da emissora que estavam envolvidos na greve de Jornalistas do estado. A paralisação durou nove dias e terminou nesta última quarta-feira (3) após uma decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) ao movimento grevista, que impedia a diminuição do piso salarial.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, só nesta manhã de quinta-feira (4), quinze jornalistas foram dispensados, entre editores e pessoas com cargos de chefia que ajudaram a fortalecer o movimento. O mais chocante é que alguns desses profissionais foram chamados para serem demitidos no momento em que colocaram os pés na TV Gazeta.

Contudo, o fato choca porque o acordo entre o Sindicato e o TRT-AL sequer tinha sido publicado no Diário Oficial do Estado, o que legalmente faria a estabilidade de greve ainda ser legal. As demissões só ocorreram na TV Gazeta/Globo. Em outras afiliadas, como a TV Ponta Verde/SBT e TV Pajuçara/RecordTV, houve retorno sem maiores problemas das atividades.

Entretanto, o Sindicato dos Jornalista de Alagoas já está tomando medidas para contornar a possível retaliação ao movimento grevista feito pela TV Gazeta/Globo. Houve uma reunião com o Procurador do Trabalho em Alagoas, Cássio Araújo. A expectativa é que o número de dispensados aumente ao longo da quinta.

“De antemão, nosso presidente, Izaías Barbosa, já está se movimentando. Já denunciamos a ilegalidade dessas demissões e queremos entrar com um processo por danos morais”, disse o secretário-executivo do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal), Thiago Correia.

Contudo, a reportagem tentou contato com a direção de jornalismo da TV Gazeta/Globo, mas ninguém atendeu aos telefonemas do Observatório da Televisão.

Lista de demitidos de afiliada da Globo tem jornalista esportivo conhecido

Entre os demitidos, estão o jornalista esportivo Klébs Los, conhecido por apresentar programas esportivos na TV Gazeta/Globo. Também foram dispensados editores do site de notícias da emissora, o G1 Alagoas.

Todavia, vale lembrar que a TV Gazeta pertence as Organizações Arnon de Mello, comandadas por familiares do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Confira a lista completa de dispensados até aqui segundo apuração do Observatório da Televisão:

Adelaide Nogueira
Daniel Ziliani
José Agatangelo
Roberta Colen
Klebs Lós
Yasmin Pontual
Luciana Chaves
Mauro Wedekin
Derek Gustavo
Felipe Farias
Warner Filho
Carlos Frazão
Nildo Lopes
Cleide Oliveira
Marcos Rolemberg

Sindicato emite nota contra demissões em afiliada da Globo

Leia na íntegra:

“NOTA DO SINDJORNAL

Primeiramente o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas manifesta total e irrestrita solidariedade aos companheiros e companheiras que estão sofrendo, nas empresas, medidas retaliativas – demissões ou mudança de funções – que configuram perseguição e assédio moral, em decorrência de participação na justa greve – legalmente reconhecida pela Justiça do Trabalho – contra a tentativa de redução salarial por parte dos grandes grupos de comunicação do Estado.

Entendemos que tal comportamento configura ainda dano coletivo à categoria e à sociedade e prática antissindical, condutas estas que vão de encontro aos princípios constitucionais de direito de greve e organização sindical.

O Sindicato esclarece que até a publicação do Acórdão do julgamento do TRT, prevalecem os  direitos de greve dos trabalhadores, e que, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, ao tomar conhecimento das ocorrências de demissões no grupo OAM, está  atuando, junto aos seus advogados, com todas as providências jurídicas possíveis e adotando todas as articulações que o caso requer.

Ainda na tarde desta quinta-feira (às 15h) a diretoria do Sindjornal estará se reunindo com todos os profissionais demitidos, na sede do Sindicato, para as devidas orientações. Ao mesmo tempo, convoca toda a categoria para uma assembleia extraordinária, no Sindicato dos Bancários, às 19h30 desta quinta-feira, para os devidos informes e encaminhamentos necessários. Não esqueçamos: Nossa união é nossa força. Juntos somos fortes e vamos vencer mais essa batalha.

A DIRETORIA”