ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

03/10/2019

SINTEP GARANTE NOVAS CONQUISTAS PARA TRABALHADORES DA UNIT

O SINTEP e o Centro Universitário Tiradentes celebraram em setembro do corrente ano, o termo aditivo do ACT 2019-2020 que garantiu importantes conquistas para os trabalhadores da instituição.

Além do reajuste salarial de 2019, o acordo entre o sindicato e a instituição ampliou conquistas, com destaque para a definição de um piso salarial para categoria, aumento no ticket de alimentação e inclusão de novos trabalhadores no Plano de Saúde.

Confira abaixo os destaques:

Instituído piso salarial

Após um longo processo de negociação, foi acordada a instituição do piso salarial de R$1115,00 (mil cento e quinze reais) para jornadas de 44 horas semanais. O piso salarial foi uma importante conquista desse acordo, uma vez que parte significativa dos trabalhadores possuem salários inferiores ao valor acordado.

Índice de reajuste salarial de 3,5%

Foi acordado o reajuste de 2% no período de março a junho, com pagamento de retroativo na folha do mês de setembro e 1,5% sobre os salários de agosto de 2019.

O Ticket de Alimentação terá um reajuste de 3% retroativo ao mês de março de 2019 e será pago em uma única parcela no mês de outubro desse ano.

Ampliação de benefícios

O direito a isenção do plano de saúde foi ampliado para os trabalhadores que recebem até R$ 2000,00 (dois mil reais). Outra conquista para os trabalhadores dessa faixa salarial foi a extensão do ticket de alimentação, o que vai representar um acréscimo significativo na renda desses profissionais.

COTA DE PARTICIPAÇÃO NEGOCIAL

Com o objetivo de contribuir com o sindicato pelo trabalho nos processos de negociação que beneficiam financeiramente os trabalhadores, mesmo aqueles que não são filiados, foi fixada a Cota de Participação Negocial, que corresponde a 50% do valor de um único dia de trabalho, a ser descontada na folha de setembro.

Entretanto, o trabalhador tem direito à oposição. Para isso, se não quiser contribuir com a cota de participação negocial, o trabalhador deve protocolar sua negativa até o dia 15 de outubro, presencialmente na sede do SINTEP, localizado à Rua Lourival Vieira Costa, 32 Prado, Maceió – Alagoas.

O presidente do SINTEP, Dilson Tenório, falou sobre a importância da Cota de Participação Negocial diante dos ataques que os sindicatos sofreram nos últimos anos com redução das fontes de contribuição da entidade. Para ele “o sindicato só faz sentido se contar com a participação da categoria, todo esforço de trabalho que é feito, os acordos e as conquistas são para o trabalhador”. Segundo ele “o sindicato só é forte se contar com o apoio da categoria, inclusive financeiramente”.

A Cota de Participação Negocial corresponde à metade do antigo imposto sindical, que correspondia a um dia inteiro de trabalho. Trata-se de uma alternativa para manutenção da atividade sindical e para garantir que a atuação do SINTEP continue trazendo mais conquistas para toda categoria.