ÁREA DO FILIADO

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas

Notícias

04/11/2019

Inca estima 630 novos casos de câncer de próstata este ano em Alagoas

Via Gazeta Web

O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens e, segundo estimativa divulgada a cada biênio pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem aparecer 630 casos novos em Alagoas em 2019. Desse total, 220 podem ser contabilizados em Maceió. 

A Campanha Novembro Azul reforça a importância das ações de prevenção e diagnóstico da doença que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil com mais de 14 mil óbitos. 

"Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país", explica nota do Inca.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é confirmada após a biópsia, que é indicada quando há alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. 

Sobre fatores de risco, o MS informa que "o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos; homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco; estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado".